Sobre nós

Os proprietários, sócios gerentes da empresa Oriolus, Ambiente e Eco-Turismo Lda., criada em 2006 e que explora a Casa da Ti Cura, residem no Planalto Mirandês desde 1995. Vivem em Atenor desde 2008 numa casa antiga de traça tradicional por eles reconstruída.

São criadores de Burros de Miranda que se encontram nos terrenos contíguos à Casa da Ti Cura. Em Portugal sao pioneiros numa experiência de extracção de leite de burra a animais desta raça, que posteriormente originou o projecto de produção de sabonetes e cremes à base deste leite e que são comercializados sob a marca TOMELO.

Exploram uma horta no modo biológico, onde produzem hortícolas, batatas, e ainda abóboras para os animais.

A sua aproximação com o modo de vida das pessoas locais levou-os a uma situação de completa integração entre a população de Atenor, com cerca de 80 habitantes.

Desde 1995 que têm vindo a trabalhar em projectos e estudos de monitorização e conservação de fauna no Nordeste Transmontano, autonomamente nos primeiros anos e através da Oriolus a partir do final de 2006. Estes trabalhos permitiram-lhes conhecer como ninguém os espaços naturais de maior interesse e beleza desta região, e reunir um conhecimento extraordinário sobre a distribuição das diversas espécies. Durante todos estes anos realizaram estudos para diversas entidades nacionais e espanholas, públicas e privadas, nomeadamente para o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas), PNDI (Parque Natural do Douro Internacional), PNAD (Parque Natural Arribes del Duero), CEAI (Centro de Estudos da Avifauna Ibérica), Associação ALDEIA, ATKINS (Consultores e Projectistas Internacionais Lda.), Fundación Tierra Ibérica, entre outros.

 

 

 

Bárbara Fráguas e José Jambas

 

 

Faça já a sua reserva:

00 351 960173863
00 351 964847702

 

 

                                                           Siga-nos:

  • Facebook Social Icon

© Casa da Ti Cura, todos os direitos reservados